Small+: Cacoete, a pequena cidade onde tudo se repete

Cacoete-livro

Eba! O livro Cacoete da escritora Eva Furnari chega de cara nova em edição da Editora Moderna. Na obra, a escritora aborda de forma ilustrada e divertida a rotina de uma pequena cidade que tem a cultura dos movimentos repetitivos.

Nós somos os responsáveis por tornar nossa vida especial e dinâmica ou entrar numa rotina, vivendo da forma morna, sem brilho e sem emoções. E se vivêssemos num lugar em que todos levassem suas vidas de forma sistemática, obedecendo a uma ordem predeterminada e fazendo movimentos repetitivos? É o que acontece na cidade de Cacoete.

Nesse lugar extremamente organizado, as ruas distribuíam-se em ordem alfabética, assim como os seus 187 moradores: Frido morava antes da Griselda, que morava ao lado da Senhora Holenca e seu marido Holêncio e assim por diante. Os armários de todos sempre tinham a mesma sequência e seus habitantes tinham o hábito de contar tudo quanto era coisa. Eles também classificavam tudo o que viam pelo caminho: gatos, galinhas, andorinhas, etc.

No Dia dos Professores, não era diferente! Todos os alunos davam uma maçã à professora. Mas algo inusitado aconteceu quando todas as maçãs de Cacoete acabaram e Frido, um menino da cidade, buscava alucinadamente pela fruta. No caminho, o jovem encontrou a casa da temível bruxa Núrcia e, na ausência dela, misturou vários ingredientes na tentativa de fazer uma maçã. Ele é descoberto pela bruxa que, furiosa, lança um poderoso feitiço que torna Frido desconjuntado e manda embora a ordem cacoeteca. A partir disso, tem início uma divertida confusão por toda a cidade que mudará o lugar para sempre.

Nesta obra, ilustrada pela própria autora, Eva dialoga com as estruturas formais do livro. Toda a parte estrutural das imagens sofre os efeitos mágicos dos raios lançados pela bruxa. Além disso, numa divertida brincadeira, os números das páginas subsequentes aparecem cada um de um jeito. A escritora também tira tudo do lugar ao colocar um balão não arredondado, desenhos dos quadros fora do seu contorno, números invertidos e diferentes fontes de letras no texto.

O título ganhou o Prêmio Jabuti 2006, na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, e agora está com um projeto gráfico renovado e nova capa pela Editora Moderna.


COMPARTILHE!




LEIA TAMBÉM: