Cd e livro do Carnaval

Uma verdadeira preciosidade está chegando às livrarias para animar o carnaval dos pequenos – e, de quebra, trazer informação lúdica sobre a festa para a garotada. Carnavalança (Escrita Fina Edições/Biscoito Fino; R$ 39,90) foi escrito e ilustrado pela carioca Mirna Brasil Portella. Foliã de carteirinha e mãe de dois filhos, ela decidiu dar início ao projeto depois de não encontrar um CD ou livro que reunissem as músicas e a história da festa mais tradicional do Brasil numa versão adaptada para os pequenos. Com a ideia na cabeça, partiu para a execução de uma obra completíssima que será lançada hoje e em um show no dia 27 (veja informações abaixo).

Carnavalança traz uma breve história do Carnaval – desde sua origem e chegada ao Brasil até os dias atuais – além de 34 partituras de canções tradicionais da festa (Balancê, Alá-lá-ô, Mamãe Eu Quero e outras que marcaram época), acompanhadas de letras e lindas aquarelas feitas por Mirna.

Quer mais? Tem: o livro vem acompanhado de um CD com 19 canções interpretadas por Mart’nália, Chico Buarque, Martinho da Vila, Maria Rita, Luiz Melodia, Paula Lima, Maira Freitas e Moyseis Marques. O resultado é um rico material visual e sonoro para instruir e animar o Carnaval da criançada – e dos pais!

Para ter uma palhinha do livro, confiram que bacana a mensagem da autora para os pequenos: “Agora que você já sabe um pouco da história do Carnaval, quando chegar fevereiro, coloque sua fantasia, ponha um sorriso no rosto e vá cair na folia. Você pode se juntar aos amigos do bairro, do prédio, da praça, da escola e formar o Bloco dos Mascarados ou a Banda da Alegria! Pode fazer a sua fantasia com pano, papel, cola, purpurina e virar pirata, palhaço ou bailarina. Mas se não tiver nada disso, nem cola, nem purpurina, pode colocar aquele short surrado, aquela blusa velhinha e virar Rei ou Rainha. A verdadeira fantasia está é dentro da gente, na vontade de correr, pular e cantar abraçado aos amigos, até ficar com a língua no pé e o coração leve, que nem pluma no vento”.

VAI LÁ

Sessão de autógrafos do livro e CD Carnavalança
Quando? 23 de janeiro, 19 horas
Onde? Livraria Travessa (Rua Visconde do Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro)

Show Carnavalança, com paricipação de Mart’ália e Bloco Kizombinha
Quando? 27 de janeiro, 17h30 às 19h (o show infantil abre a final do Concurso Nacional de Marcinhas)
Onde? Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro)

 


COMPARTILHE!




LEIA TAMBÉM: