Um jardim no hospital

Esta semana foi inaugurado em Madri um projeto incrível: “El jardín de mi hospi”. O terraço do Hospital Universitário La Paz foi transformado em um divertido – e mágico – jardim de 800 metros quadrados. Passarelas multicoloridas conduzem para áreas de estar, como banquinhos sob a sombra de imensos cogumelos, mesas de jogos, espaço de leitura, zona esportiva e um mosaico com peças imantadas que permitem ser movidas – tornando a decoração interativa e para brincar.

Parque infantil no Hospital Universitário La Paz, de Madri

O projeto, idealizado pelo renomado arquiteto Joaquín Torres, do estúdio A-Cero, em parceria com a fundação Jugaterapia, tem a proposta de ser um jardim terapêutico, relacionado com os sentidos: plantas aromáticas para o olfato; a visão aguçada pelos detalhes coloridos; frutas para o paladar; texturas treinam o tato; e a audição é despertada pelas plantas que, ao balançar pelo vento, emitem sons. Há ainda uma área na qual as crianças podem plantar suas próprias sementes e acompanhar seu crescimento.

Parque infantil no Hospital Universitário La Paz, de Madri

O objetivo principal do jardim é criar um espaço de descanso e lazer para as crianças que têm que permanecer durante um longo período no hospital, para tornar sua estadia e a de sua família mais agradável. Além disso, ao trazer a “natureza” e a diversão para mais perto delas e permitir que brinquem ao ar livre, os médicos esperam tornar sua recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Parque infantil no Hospital Universitário La Paz, de MadriParque infantil no Hospital Universitário La Paz, de Madri


COMPARTILHE!




LEIA TAMBÉM: